World Cup of the Wine Industry
“BEST FAMILY WINERY”
IN THE WORLD UP TO 100 HA
GOLDEN LEAGUE 2022 | THE
LEAGUE OF THE WINE CHAMPIONS
Passado, Presente e Futuro
A
Companhia Agrícola do Sanguinhal dedica-se à viticultura em três quintas da Região Demarcada de Óbidos, que perfazem 100 ha de vinha: Os nomes destas Quintas representam os mais prestigiados vinhos da D.O.C. Óbidos produzidos por esta empresa familiar, onde hoje existe uma equipa coesa, já na 4ª geração da família Pereira da Fonseca, com o compromisso de modernizar, inovar e acima de tudo corresponder aos padrões do consumidor mais exigente.
A nossa missão é produzir vinhos, licorosos e espirituosos, que celebrem e sustentem a singularidade de Portugal, contribuindo sempre para um futuro melhor, especialmente na região onde actuamos.




Companhia Agrícola do Sanguinhal
Tudo começa a 3 de Outubro de 1928, quando Abel Pereira da Fonseca funda a Companhia Agrícola do Sanguinhal para administrar as propriedades que possuía na região do Bombarral.
Plantou as primeiras vinhas extremes (só de vinho – sem árvores de frutos misturadas), alinhadas e aramadas, o que era uma grande inovação no setor numa época em que ainda não existiam tratores. As vinhas eram divididas em talhões sendo cada talhão plantado com uma só casta — outra inovação na época. Além disso, introduziu novas castas (para testar) a sua adaptabilidade e plantou um talhão na Quinta do Sanguinhal onde tinha mais de 30 castas diferentes e que ainda hoje se chama “experiências”.
Nessa altura, a também sua Sociedade Comercial Abel Pereira da Fonseca detinha a maior rede de estabelecimentos de venda de vinho ao público no país – as lojas Val do Rio – com cerca de 100 lojas em Lisboa.